Requisitos para o Sub-Lastro de Ferrovias

Fonte da Figura: https://economia.ig.com.br/
 

O Sub-Lastro (sub ballast) é uma camada intermediária entre a plataforma e o lastro ferroviário. Dentre as funções do sub-lastro destaca-se a de complementar a capacidade de suporte da estrutura, completando o lastro para distribuir as tensões.

O sub lastro segue um princípio parecido com o das sub-bases de pavimentos rodoviários, sendo utilizada quando a espessura de lastro for maior do que 40 centímetros. Entretanto, o sub lastro também tem como função impedir a penetração de solo no lastro a e servir como uma camada drenante para proteger o solo da chuva.

Caso não seja utilizado sub lastro, o atrito entre lastro e a plataforma com a presença de água forma uma lama que pode ser bombeada para cima. Isso faz com que apareçam vazios na plataforma e consequentemente o desnivelamento da via ferroviária.

Como o sub-lastro é projetado como uma camada drenante, a sua granulometria é definida em função do critério de filtros, para evitar a passagem de partículas finas para o lastro.  A granulometria deve atender as seguintes restrições de filtro, sendo “DX” o diâmetro em que a porcentagem X do material passará:

  • D15 (Filtro Sub lastro) < 5 D85 (Solo plataforma)
  • D50 (Filtro Sub lastro) < 25 D50 (Solo plataforma)

MATERIAIS PARA SUB-LASTRO

Os materiais de sub-lastro são granulares como areias naturais, pós de pedra, britas e outros com espessuras variando de 10 a 30 centímetros. Esses materiais devem apresentar índice de grupo igual a 0, ou seja, um solo de boa capacidade de suporte, com limite de liquidez igual ou inferior a 35% e índice de plasticidade menor ou igual a 6%. Além disso, deve apresentar índice de suporte califórnia (CBR) maior ou igual a 30% e expansão menor que 1%. A Figura 1 ilustra o ensaio CBR.

cbr
Figura 1 – Ensaio CBR. Fonte: http://lpe.tempsite.ws

O material granular deve estar na faixa A1 da HRB AASHTO, conforme descrito na DNIT 141/2010. Para garantir as propriedades necessárias para a camada ou para melhorar as propriedades dos materiais, o material pode ser estabilizado por cal ou cimento, ou ainda utilizar camadas de concreto asfáltico e geossintéticos.

A espessura mínima do sublastro depende da capacidade de material da plataforma. Caso a plataforma apresente solos finos, como argila de baixa plasticidade (CL) ou silte de baixa plasticidade (ML), a espessura mínima é de 30 centímetros. Para plataformas de argila de alta plasticidade (CH) a espessura mínima é de 40 centímetros.

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe esse artigo para que outras pessoas entendam esse conceito da Infraestrutura Ferroviária. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que elas serão respondidas!

Siga nas redes sociais abaixo para acompanhar nosso trabalho!

60312da1fe41b1f2a8a84e4c959b4e0e

if_linkedin_circle_color_107178

aaa

Fontes:

PAIVA, C.E.L. “SUPER E INFRAESTRUTURAS DE FERROVIAS: Critérios para Projeto“. Editora Elsevier: São Paulo, 2016.

NABAIS, R.J.S; “MANUAL BÁSICO DE ENGENHARIA FERROVIÁRIA”. Oficina de Textos: São Paulo, 2014.

NETO, C.B. “MANUAL DIDÁTICO DE FERROVIAS“. Universidade Federal do Paraná: Paraná, 2018.

SELIG, E.T; WATERS, J.M. “TRACK GEOTECHNOLOGY AND SUBSTRUCTURE MANAGEMENT”. London, 1994.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Além da Inércia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading