Como é definido o comprimento de pistas de pouso e decolagem

download (2)

O comprimento das pistas de pouso e decolagem depende de alguns fatores, como a tecnologia das aeronaves. Algumas aeronaves tem a necessidade de percorrer uma maior distância para conseguir alcançar a V1, consequentemente conseguir voar. Além disso, as condições do local afetam o comprimento das pistas.

Dentre as condições que influenciam destacam-se a altitude, temperatura, os ventos predominantes na região e a declividade das pistas. Dessa forma, o comprimento básico, mencionado em artigos recentes e que é o comprimento disponível para o pouso e decolagem nas distâncias declaradas, deve ser corrigido em função dessas características.

O anexo 14 da ICAO diz que o comprimento corrigido deve considerar a altitude em que a pista encontra-se, a temperatura de referência do aeroporto, declividade longitudinal e os ventos predominantes. A temperatura de referência corresponde a média das máximas temporadas diárias ao longo do mês. A Equação 1 e Equação 2 apresentam as correções de altitude e temperatura, respectivamente. Onde H é a altitude do aeroporto e TR é a temperatura de referência.

h
Equação 1 – Correção pela Altitude.
t
Equação 2 – Correção pela temperatura.

A correção pelo vento (Cv) pode influenciar aumentando o comprimento ou diminuindo, em função do tipo de vento. Se o vento predominante for de proa, 5 nós, ocorre o decréscimo de 3% no comprimento da pista. Vento de Proa, 10 nós, ocorre o decréscimo de 5%. Entretanto, ventos de cauda que são prejudiciais para as operações, ocorre o aumento em 7% do comprimento da pista. A  Equação 4 apresenta a correção devido a declividade.

cd
Equação 4 – Correção pela declividade.

Dessa forma, com o comprimento básico da pista de pouso e decolagem e o conjunto dessas correções, pode-se obter o comprimento corrigido. A Equação 4 apresenta o comprimento corrigido.

LC
Equação 5 – Comprimento Corrigido.

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe esse artigo para que outras pessoas entendam esse conceito da Infraestrutura Aeroportuária. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que elas serão respondidas!

Siga nas redes sociais abaixo para acompanhar nosso trabalho!

60312da1fe41b1f2a8a84e4c959b4e0e

if_linkedin_circle_color_107178

aaa

FONTES:

PEIXOTO, C.F. “NOTAS DE AULA DA DISCIPLINA DE AEROPORTOS”. Centro Universitário da FEI: São Bernardo do Campo, 2017.

PEIXOTO, C.F. “INTRODUÇÃO À ENGENHARIA AEROPORTUÁRIA”. Rio Claro, 2015.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Além da Inércia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading