
As distâncias declaradas são distâncias utilizadas para o dimensionamento de uma pista de pouso e decolagem. As distâncias declaradas podem ser divididas em TORA, TODA, ASDA e LDA.
A Take Off Run Available (TORA) é a distância disponível para a corrida de decolagem. A Take Off Distance Available (TODA) é a distância disponível para a decolagem. O TODA corresponde a distância disponível para corrida mais a zona de Clearway, ou seja uma zona livre de obstruções físicas. A Accelerate-Stop Distance Available (ASDA) é a distância disponível para aceleração e parada. A ASDA corresponde a distância disponível para corrida mais a zona de parada, chamada de Stopway. Para o caso de pousos, a Landing Distance Available (LDA) é a distância disponível para pouso, que é a distância disponível para corrida de uma aeronave em situação de pouso.
A TODA e a ASDA são utilizadas para definir a V1 possíveis para a pista. V1 é a velocidade em que uma aeronave atinge para decolar, a qual não é mais possível uma tentativa de cancelar o take off. A Figura 1 ilustra as distâncias declaradas.

O conjunto dessas informações de distâncias declaradas é classificada como “distância básica”. A distância básica de um aeroporto é função das classes do aeroporto, que por sua vez é função do Mix de Frota. A Tabela 1 apresenta os comprimentos básicos.

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe esse artigo para que outras pessoas entendam esse conceito de Infraestrutura Aeroportuária. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que elas serão respondidas!
Siga nas redes sociais abaixo para acompanhar nosso trabalho!
FONTES:
PEIXOTO, C.F. “NOTAS DE AULA DA DISCIPLINA DE AEROPORTOS”. Centro Universitário da FEI: São Bernardo do Campo, 2017.
PEIXOTO, C.F. “INTRODUÇÃO À ENGENHARIA AEROPORTUÁRIA”. Rio Claro, 2015.