O que é um Terminal de Passageiros

Viracopos-83.jpg
Fonte : Ricardo Lima / http://www.viracopos.com

O Terminal de passageiros é o maior “equipamento” dentro de um Aeroporto. Além disso, o Terminal de Passageiros é algo essencial para distinguir os Aeroportos de Aeródromos. O TPS pode ser dividido em: lado terrestre, check in, boarding pass e lado aéreo.

O check in caracteriza o momento em que o passageiro confirma seu assento no voo, recebe o boarding pass e despacha sua bagagem. O número de TPS depende de alguns aspectos do plano diretor e da filosofia de capacitação futura.

No Anteprojeto, a área total do TPS para atender a demanda prevista está na ordem de 10 m² para cada 1000 passageiros embarcados por ano. A área do Lobby de embarque deve acomodar sentado 20% do volume de hora pico, com área de 2 m² por passageiros do VHP. A área de checkin deve suportar filas e capacidade de 10% do VHP.

Os Saguões de embarque deverão apresentar capacidade para 90% da aeronave com 80% dos passageiros sentados a taxa de 1,4 m² por passageiro e os restantes em pé 0,9 m² por passageiro. Os corredores com larguras de 6 metros e capacidade de 500 passageiros por minuto.

O projeto de um TPS deve abordar a ideia de minimizar os atrasos no processamento, minimizar a distância de caminhamento e a proteção dos elementos do TPS. Para o planejamento do TPS são utilizados três métodos:

  1. Método de Rede: Usado para análise dos diversos componentes do TPS.
  2. Modelo de Simulação: Detalhamento de níveis de serviço para análise operacional sob períodos extensos.
  3. Modelo de Fila: Para estimar os atrasos e do comprimento de filas.

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe esse artigo para que outras pessoas conheçam um pouco mais sobre Terminais de passageiros. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que elas serão respondidas!

Siga nas redes sociais abaixo para acompanhar nosso trabalho!

60312da1fe41b1f2a8a84e4c959b4e0e

if_linkedin_circle_color_107178

aaa

FONTES:

PEIXOTO, C.F. “NOTAS DE AULA DA DISCIPLINA DE AEROPORTOS”. Centro Universitário da FEI: São Bernardo do Campo, 2017.

PEIXOTO, C.F. “INTRODUÇÃO À ENGENHARIA AEROPORTUÁRIA”. Rio Claro, 2015.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: