A Capacidade das Pistas de Aeroportos

pista_aero_salvador

As pistas em aeroportos podem apresentar diversas configurações, dependendo das direções predominantes do vento ou do tráfego. A configuração corresponde a forma como as pistas estão dispostas na área do aeroporto.

O número de pistas de um aeroporto depende da demanda prevista, já a disposição das condições meteorológicas. Além disso, deve ser estudado a configuração do TPS e das pistas, como forma de poupar combustível e também de agilizar os aspectos operacionais no aeroporto.

Um determinado aeroporto apresenta uma capacidade operacional, que por sua vez depende do número de pistas e do tipo de operação. A capacidade é influenciada também pela distância entre aeronaves. Quanto maior a distância entre aeronaves, maior o fator de segurança e para isso utiliza-se do Mix de Frota como pressuposto para relacionar os tamanhos de aeronaves, e consequentemente o espaço necessário para que não ocorram problemas com turbilhonamento de ponta da asa.

O turbilhonamento de ponta da asa corresponde ao fluxo não laminar da asa, que gera uma turbulência devido a diferença de pressão. Quanto maior o peso da Aeronave e menor sua velocidade, maior será a distância necessária entre aeronaves.

As capacidades podem ser divididas em Capacidade prática e capacidade de saturação. A capacidade prática é o número de operações durante um determinado período de tempo, com nível tolerável de atrasos. Já a capacidade de saturação, corresponde ao número máximo de operações que as pistas podem suportar com demanda contínua.

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe esse artigo para que outras pessoas entendam esse conceito da Infraestrutura Aeroportuária. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que elas serão respondidas!

Siga nas redes sociais abaixo para acompanhar nosso trabalho!

60312da1fe41b1f2a8a84e4c959b4e0e

if_linkedin_circle_color_107178

aaa

FONTES:

PEIXOTO, C.F. “NOTAS DE AULA DA DISCIPLINA DE AEROPORTOS”. Centro Universitário da FEI: São Bernardo do Campo, 2017.

PEIXOTO, C.F. “INTRODUÇÃO À ENGENHARIA AEROPORTUÁRIA”. Rio Claro, 2015.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: