Conheça os tipos de vias de um Sistema Viário

01.210.108-209.223-209.224 - Linha Amarela - Sistema Viario

A engenharia de tráfego tem por objetivo a gestão, planejamento, projeto, implantação, operação e gerenciamento dos processos envolvidos na movimentação de veículos rodoviários e de pedestres.

Dentre os aspectos que envolvem a Engenharia de tráfego podemos destacar o Sistema Viário. No sistema viário, a viagem é caracterizada como o deslocamento de veículos rodoviários em espaços públicos urbanos.

Os veículos utilizam as vias em uma sequência que favoreça a mobilidade e que atenda as suas necessidades de movimentação. O sistema viário urbano é o conjunto de vias que tem como objetivo atender as necessidades de movimentação de veículos de forma compatível com a dos pedestres. As vias dividem-se em local, coletora, arterial e expressa. A Figura 1 ilustra o gráfico de acessibilidade por mobilidade das diferentes vias.

Capturar22
Figura 1 – Acessibilidade e Mobilidade. Fontes: https://www.tecnolegis.com

As vias locais são aquelas em que os usuários são predominantemente pedestres, ciclistas e carros. Os pedestres podem percorrer e fazer cruzamentos livremente nas ruas. As vias locais possuem elevada acessibilidade mas pouca mobilidade, apresentando velocidades reduzidas, cerca de 30 km/h. A Figura 2 ilustra uma via local.

0a6c6977-8a27-4c8b-a46f-9e0ad8bd6ee0
Figura 2 – Via local. Fonte: http://www.metodista.br

As vias coletoras são aquelas que apresentam como principais elementos os carros, pedestres e ônibus. Os pedestres não podem mais fazer cruzamento livremente, devendo utilizar faixas de pedestre. A velocidade é cerca de 40 km/h. A Figura 3 ilustra uma via coletora.

coletora
Figura 3 – Via coletora. Fonte: http://dicasparaautoescola.blogspot.com.br/

As vias arteriais são aquelas que apresentam como principais usuários os ônibus, automóveis e os caminhões. O cruzamento dos pedestre é protegido, com a utilização de semáforos, por exemplo. Apresenta velocidade de cerca de 60 km/h. A Figura 4 ilustra uma via arterial.

download
Figura 4 – Via Arterial. Fonte: http://www.wikiwand.com/

As vias expressas apresentam caminhões, carros e ônibus. Em relação ao cruzamento dos pedestres, deve ser segregado através de passarelas, por exemplo. Apresenta velocidades superiores a 80 km/h. A Figura 4 ilustra as vias expressas.

1200px-S1_1
Figura 5 – Via expressa. Fonte: https://pt.wikipedia.org

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe esse artigo para que outras pessoas entendam esse conceito da Engenharia de Tráfego. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que elas serão respondidas!

Siga nas redes sociais abaixo para acompanhar nosso trabalho!

60312da1fe41b1f2a8a84e4c959b4e0e

if_linkedin_circle_color_107178

aaa

RAMOS, R.F. “Notas de Aula da disciplina – ENGENHARIA DE TRÁFEGO”. São Bernardo do Campo, 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: