O que são os números na cabeceira de pistas de pouso e decolagem?

FOTO-01

Ao projetar uma pista de pouso e de decolagem devemos levar em consideração, principalmente, as direções do vento. A direção do vento influencia na operação aeroportuária. Dessa forma, as pistas devem ser orientadas conforme a direção principal dos ventos utilizando um Anemograma.

As medições indicadas no Anemograma deve ter como base os ocorridos ao longo de pelo menos, 5 anos. Isso é necessário para um bom projeto e consequentemente para que as pistas de pouso e decolagens não sejam construídas com base em orientações errôneas. 

Os Anemogramas indicam intensidade, direção e duração dos ventos de determinada região. A Figura 1 ilustra um exemplo de anemograma.

anemograma1
Figura 1 – Exemplo de Anemograma. Fonte: https://dadosmeteorologicos.files.wordpress.com

Ao analisar o anemograma, devemos levar em consideração algumas recomendações da Federal aviation administration (FAA). Ao traçar as duas paralelas para análise da direção, a soma das % de ventos dentro da região corresponde ao chamado Coeficiente de Utilização. Esse coeficiente, segundo a FAA, deve apresenta no mínimo 95% de utilização. Além disso, a velocidade lateral admissível é de 13 nós.

Além do Anemograma é importante entender os balizamentos em pistas de pouso e decolagem, importantes para orientação. Os números indicados nas cabeceiras de pistas indicam o ângulo da pista com base no norte magnético. É importante relembrar alguns conceitos de topografia como norte verdadeiro, norte magnético e declinação magnética.

Por exemplo, um aeroporto apresenta sua pista com azimute igual a 75°, e a declinação magnética é aproximadamente 15º W. Com essas informações, podemos dizer que o ângulo da bussola é algo próximo a 75° mais 15°, ou seja 90°. Como o número da cabeceira é indicado por valores decimais, o ângulo é dividido por 10. Dessa forma, uma cabeceira seria indicado pelo número “09”. A outra cabeceira, por estar a 180° é indicada como 27°. A Figura 2 ilustra o exemplo.

pista
Figura 2 – Exemplo de cabeceiras.

É importante notar que declinações magnéticas a oeste ( W) são somadas ao azimute, e a leste (E) são subtraídas. Mas, ainda no exemplo, qual cabeceira corresponde ao 09° e qual corresponde ao 27°?

É simples, como a bussola indica o local que estamos indo, ao entrar pelo alinhamento de “azimute + declinação” a bussola indicaria 270° (Cabeceira 27). O contrário, seria indicado como 90° (Cabeceira 09). A Figura 3 ilustra as cabeceiras para o exemplo da Figura 2.

cab
Figura 3  – Orientação das cabeceiras.

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe esse artigo para que outras pessoas entendam esse conceito da Infraestrutura Aeroportuária. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que elas serão respondidas!

Siga nas redes sociais abaixo para acompanhar nosso trabalho!

60312da1fe41b1f2a8a84e4c959b4e0e

if_linkedin_circle_color_107178

aaa

FONTES:

PEIXOTO, C.F. “NOTAS DE AULA DA DISCIPLINA DE AEROPORTOS”. Centro Universitário da FEI: São Bernardo do Campo, 2017.

PEIXOTO, C.F. “INTRODUÇÃO À ENGENHARIA AEROPORTUÁRIA”. Rio Claro, 2015.

3 comentários

  1. Muito superficialmente. Não rcpmica detalhamente para leigos. A diferença de Norte Magnético e Norte Geográfico deveria ser melhor explicado e como se cosegue obter o contra azimute de maneira prática. Obs. Esqueceu do arredondamento dos números menores e iguais a 4 para menos e os maiores que 4 para mais eliminando os últimos números. Que olha e vê pista 09 não sabe que é pista 90°. Super resumido e superficial. Faltou didática.

    1. Olá Aquiles. O objetivo desse post era mostrar de forma breve (resumida e simplificada) sobre orientações de pista. Em momento algum o post tinha como objetivo explicar tudo sobre o tema em questão, por isso existem assuntos que não são abordados e, alguns deles, são explicados em outros artigos. Acredito que não leu todos os 200 artigos.

      Além disso, esse é um dos artigos antigos do site e que devem passar por atualizações em breve!

      Abraço.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: