Como dimensionar a armadura de Estacas em Fundações

5
Imagem: http://construcaomercado17.pini.com.br/

As Estacas são fundações profundas utilizadas quando o solo não é resistente, ou quando a carga de um pilar exige uma maior capacidade de carga. Os artigos referentes a Capacidade de Carga e Carga admissível podem ser encontrados nos links ou consultando a categoria de Geotecnia.

Além de determinar o comprimento de estaca para resistir as cargas, dimensionamento geotécnico, exige-se o posicionamento de uma armadura para resistir aos esforços internos. Segundo a NBR 6122, para o dimensionamento estrutural deve-se calcular a tensão na cabeça da estaca. A Equação 1 apresenta o cálculo da tensão na cabeça da estaca.

1
Equação 1 – Tensão na cabeça da estaca.

Quando a tensão na cabeça da estaca for inferior a 6 MPa, deve-se utilizar apenas uma armadura mínima. Essa armadura tem como função a transferência de cargas entre o pilar e a estaca. A Equação 2 apresenta o cálculo da área de aço em estacas, onde fcd é o fck minorado com o fator de segurança de 1,8 segundo a NBR 6122.

2
Equação 2 – Armadura em Estacas

Como as estacas só precisam ser armadas até a tensão de 6MPa, o cálculo do comprimento de armadura é função da carga nominal resultante dessa tensão. Ao longo do fuste das estacas a tensão diminui em função do atrito lateral. Logo, sabendo a Carga nominal resultante de 6MPa e a Carga admissível de projeto, determina-se o atrito lateral necessário e com isso o comprimento da armadura é encontrado através da Equação 3, deduzida com base na Equação de Decourt-Quaresma.

3
Equação 3 – Comprimento de Armadura.

Para o caso de estacas com esforços de tração, recomenda-se a armar em todo o fuste. A Equação 4 apresenta o cálculo de aço para estacas em tração.

4
Equação 4 – Área de aço para estacas tracionadas.

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe esse artigo para que outras pessoas a dimensionar a armadura de estacas para uma fundação profunda. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que elas serão respondidas!

Siga nas redes sociais abaixo para acompanhar nosso trabalho!

60312da1fe41b1f2a8a84e4c959b4e0e

if_linkedin_circle_color_107178

aaa

Fontes:

Alonso, Urbano Rodrigues; “Exercícios de Fundações“. São Paulo, 2001.

Amann, Kurt; “Notas de Aulas da disciplina de Fundações e Obras de Terra“. Centro Universitário da FEI. São Bernardo, 2016.

Aoki, Nelson; Cintra, José Carlos; Giacheti, Heraldo L; Tsuha, Cristina; “FUNDAÇÕES PROFUNDAS“. Oficina de Texto. São Paulo, 2013.

Associação Brasileira de Normas Técnicas: NBR 6122 – “PROJETO E EXECUÇÃO DE FUNDAÇÕES“. Rio de Janeiro, 1996.

4 comentários

    1. Ola Laura, a equação consiste na equação proposta por Decourt Quaresma para a resistencia lateral de estacas. Ela foi apenas isolada para o Comprimento e pode ser consultada em qualquer livro de fundações citado nas referencias ou que tratem sobre o assunto.

      Qualquer duvida me avise.

      Curtir

  1. O artigo afirma que devem ser armadas estacas com armadura mínima quando a tensão for inferior a 6 MPa e, a partir disso, a área da armadura deverá ser calculada, o que significa que todas as estacas devem ser armadas.
    Essa condição difere do NBR 6122:2019, que no item 8.6.3 afirma que “as estacas e tubulões podem, quando solicitados a cargas de compressão e tensões limitadas aos valores da Tabela 4, ser executados em concreto não armado, exceto quanto da armadura de ligação com o bloco”, portanto, as estacas com tensões menores que o indicado na referida tabela não necessitam de armaduras.
    A Tabela 4 corrobora esse entendimento, uma vez que indica a “Tensão de compressão simples atuante abaixo da qual não é necessário armar”.
    Algum motivo para adotar armadura em todas as estacas ou é apenas uma prática de projeto?

    Curtir

    1. Olá Francisco, tudo bem? Conforme citado no artigo a armadura mínima é utilizada quando a tensão é inferior a 6MPa. A NBR6122:2019, em sua Tabela 4 mostra exatamente isto estabelecendo taxas de armadura mínima e comprimento mínimo para esta condição. Como por exemplo para estacas Helice, com 0,4% de armadura e 4 metros de comprimento mínimo.

      Este artigo foi escrito em 2018, contudo este item da norma não foi alterado com exceção ao tipo de concreto necessário.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: