A densidade do ar é algo fundamental no estudo de aeroportos, e da aeronáutica como um todo. A densidade do ar é tão importante devido aos efeitos causados na sustentação aerodinâmica, a qual é afetada pela variação de temperatura, altitude e de umidade.
Na troposfera, espaço aéreo navegável, a altitude e a temperatura são inversamente proporcionais. Ou seja, conforme um avião diminui altitude a temperatura aumenta. Entretanto, para espaços acima da mesosfera a altitude é diretamente proporcional a temperatura e, dessa forma, conforme aumenta a altitude ocorre o aumento da temperatura.
Devido à importância destes efeitos na aviação, foi necessária a criação de um padrão para a atmosfera. A International Standard Atmosphere (ISA) é um perfil característico de gases em meio absolutamente seco, e foi criado para facilitar o estudo da aviação.
A ISA foi aprovada pela ICAO em 1952 para estudos na atmosfera em altitudes de até 20000 metros, sendo posteriormente estendida para 32000 metros. Essa atmosfera padrão estabelece quais são as condições do dia padrão, e serão utilizadas posteriormente em cálculos. As informações do ISA estão listados abaixo:
- O ar é um gás seco
- Temperatura ao nível do mar é 15ºC
- Pressão ao nível do mar é 760mmHg
- Gradiente médio de temperatura é 0,65 ºC para cada 100 metros.
Esse artigo foi útil para você? Compartilhe esse artigo para que outras pessoas entendam esse conceito da Infraestrutura Aeroportuária. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que elas serão respondidas!
Siga nas redes sociais abaixo para acompanhar nosso trabalho!
FONTES:
PEIXOTO, C.F. “NOTAS DE AULA DA DISCIPLINA DE AEROPORTOS”. Centro Universitário da FEI: São Bernardo do Campo, 2017.
PEIXOTO, C.F. “INTRODUÇÃO À ENGENHARIA AEROPORTUÁRIA”. Rio Claro, 2015.