Qual é a altitude que as Aeronaves voam!?

aviao
Os aviões possuem uma certa restrição de espaço onde eles podem navegar. É definido como espaço aéreo navegável toda a massa de ar composta pela troposfera, o qual apresenta espessura variando de 5000 metros a 18000 metros. Esse espaço ainda é divido em: “Espaço aéreo inferior” e “Espaço aéreo superior“.

Uma aerovia é um espaço aéreo controlado e que apresenta equipamentos com radio auxiliares para a navegação, controlados pelas autoridades competentes e mencionadas aqui no “Além da Inércia” anteriormente. Dessa forma, os aviões, assim como automóveis, devem seguir rotas pré estabelecidas e os quais apresentam nomes compostos por letras e números. As aerovias podem ser equipadas com equipamentos do tipo VOR e DME, podendo então receber nomes deve aerovia Victor no espaço inferior e aerovia Juliett no superior. Victor e Juliett são nomes correspondentes aos sons de “VOR” e Jatos. A Figura 1 ilustra a posição da troposfera.

troposfera-1-1
Figura 1 – Espaço aéreo. Fonte: https://www.estudopratico.com.br

A navegação aérea exige conhecimentos de meteorologia, regulamentos aeronáuticos e física elementar, e pode ser dividida em:

Navegação Observada: O piloto voa com VFR – Visual Flight rules – sem maior planejamento em lugares conhecidos.

Navegação Estimada: São necessários estudos para um planejamento do voo.

Radio Navegação: O piloto voa com IFR – Instrument Flight Rules.

Navegação Astronômica: Quando o piloto voa observando os astros.

As rotas de navegação aérea podem ainda ser rotas ortodrômicas, ou seja, aquelas em que a rota é a menor distância entre dois pontos sobre a terra. Ou rotas loxodrômicas, que são sob orientação da bussola e não apresenta menor distância.

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe esse artigo para que outras pessoas entendam esse conceito da Infraestrutura Aeroportuária. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que elas serão respondidas!

Siga nas redes sociais abaixo para acompanhar nosso trabalho!

60312da1fe41b1f2a8a84e4c959b4e0e

if_linkedin_circle_color_107178

aaa

FONTES:

PEIXOTO, C.F. “NOTAS DE AULA DA DISCIPLINA DE AEROPORTOS”. Centro Universitário da FEI: São Bernardo do Campo, 2017.

PEIXOTO, C.F. “INTRODUÇÃO À ENGENHARIA AEROPORTUÁRIA”. Rio Claro, 2015.

 

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: