
O uso de telas de aço para reforço em pavimentos de concreto tem como objetivo combater e resistir as tensões que resultam do atrito entre placa e subleito ou base, sendo colocadas as telas de forma longitudinal, transversal e também as barras de ligação ao longo das juntas longitudinais.
TELAS DE AÇO
As telas de aço são consideradas como reforços para o concreto e podem ser usadas para controlar o trincamento causado por tensões de atrito, ou seja ela não aumenta a capacidade estrutural do pavimento mas permite aumentar o espaçamento entre juntas e “amarrar” o concreto trincado para manter a transferência de carga por meio do intertravamento granular.
Para calcular a área de aço necessária considera-se que todas as tensões de tração devido ao atrito são combatidas pelo aço, conforme Equação 1, onde Fs é a tensão admissível no aço e L é o comprimento da placa.

As tensões admissíveis no aço podem ser obtidas pela Tabela 1. Após o calculo da área no sentido longitudinal e transversal, o qual resulta modificando o comprimento da placa, é possível obter os espaçamentos da tela de aço pela Tabela 2. Segundo Huang (2004) é comum expressar as informações das telas de aço como sendo, por exemplo:
6 x 12 – W5,5 x W4,5
Onde 6 e 12 são os espaçamentos no sentido longitudinal (6) e transversal (12), e W5,5 e W4,5 são os tipos de telas de aço no sentido longitudinal e transversal, respectivamente.


BARRAS DE LIGAÇÃO
As barras de ligação são aquelas posicionadas ao longo das juntas longitudinais de um pavimento de concreto e tem como objetivo amarrar as placas e impedir seu deslocamento.
A quantidade de aço necessária para as barras de ligação é expresso pela Equação 2, onde L’ é a distância longitudinal até a borda livre onde não há barras de ligação e Fs é a tensão admissível encontrada na Tabela 1.

Para um pavimento com 4 faixas em um sentido, por exemplo, o L’ das juntas externas seria o mesmo da largura das faixas. Já para a junta interna desse mesmo pavimento, o L’ seria duas vezes a largura das faixas.
O comprimento das barras de ligação é definido com base na tensão de ligação admissível (mi), considerando como 350 psi ou 2,4MPa, através da Equação 3. O diâmetro das barras pode ser escolhido pela Tabela 3. Segundo Huang (2004), o comprimento das barras deve ser acrescido de 3 polegadas.


Esse artigo foi útil para você? Compartilhe esse artigo para que outras pessoas entendam esse conceito dos pavimentos de concreto. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que elas serão respondidas!
Siga nas redes sociais abaixo para acompanhar nosso trabalho!
FONTES:
BALBO, José Tadeu, “PAVIMENTOS DE CONCRETO”. São Paulo, 2009.
FAXINA, A.L; “Notas de Aulas da disciplina de Análise de tensões e deformações em Pavimentos“. Escola de Engenharia de São Carlos (USP-EESC). São Carlos, 2019.
HUANG, Y.H. “Pavement Analysis and Design”. Second Edition. New Jersey, 2004.
MEDINA, J; MOTTA, L.M.G. “Mecânica dos Pavimentos”. Rio de Janeiro, 2015.
MALLICK, R.B; EL-KORCHI, T. “PAVEMENT ENGINEERING: PRINCIPLES AND PRACTICE”. CRC PRESS: Second Edition. Florida, 2013.
PRIETO, Valter; “Notas de Aulas da disciplina de Superestrutura Rodoviária”. Centro Universitário da FEI. São Bernardo do Campo, 2016.
PEIXOTO, Creso de Franco; “Generalidades de Pavimentação Rodoviária”. Rio Claro, 2003