Saiba quais são os principais elementos na Área de Pouso de Aeroportos

Aviões-Gol-Avianca-TAM

A área de pouso é idealizado com um conjunto de elementos visando estabelecer a segurança, dentre eles a área de circulação de aeronaves, as pistas de pouso e decolagem.

A Área de Circulação de Aeronaves é um conjunto de pistas de rolamento ou de táxi, pistas de saída de táxi e pátios de espera. As Pistas de Pouso e Decolagem tem função de estabelecer uma conexão entre a fase de voo e a fase terrestre. As pistas possibilitam acelerar e desacelerar com segurança.

As pistas de táxi tem como objetivo permitir a conexão entre pátios, hangares e as pistas de pouso e decolagem. As pistas de saída de táxi, por sua vez, permitem o retorno ao pátio. A Figura 1 ilustra as pistas de saída de táxi.

taxiway
Figura 1 – Pistas de Saída de táxi. Fonte: http://www2.anac.gov.br

Essas pistas são projetadas para permitir com que as aeronaves saiam rapidamente das pistas de pouso e decolagem, e consequentemente aumentando a capacidade. Os pátios de espera são trechos de pista que ficam próximos a pista de decolagem, cuja largura permite que aeronaves aguardem autorização para decolagem.

As pistas de pouso e decolagem apresentam também uma área que faz a transição entre o pavimento e a superfície do terreno, as margens das pistas. As margens tem por objetivo ainda minimizar ações erosivas.

A área de Jet blasting é uma área onde ocorre a ação do jato de ar intenso devido a aceleração das aeronaves. Junto com as margens é estabelecido a área de segurança. Essas áreas devem ser desobstruídas de qualquer objeto que possa danificar ou que apresente riscos para as aeronaves, chamado no termo inglês de Foreign Object Damage (FOD)

O aeroporto de Saint Martin fica bem próximo a praia, e a área de jet blasting torna-se “diversão” para os turistas desinformados que colocam suas vidas em risco. Infelizmente, já houve casos de morte com essas “brincadeiras”. Figura 2 ilustra o aeroporto de Saint Martin.

003-AeroportoDeSanMartinPortoRico
Figura 2 – Aeroporto de Saint Martin.

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe esse artigo para que outras pessoas entendam esse conceito da Infraestrutura Aeroportuária. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que elas serão respondidas!

Siga nas redes sociais abaixo para acompanhar nosso trabalho!

60312da1fe41b1f2a8a84e4c959b4e0e

if_linkedin_circle_color_107178

aaa

FONTES:

PEIXOTO, C.F. “NOTAS DE AULA DA DISCIPLINA DE AEROPORTOS”. Centro Universitário da FEI: São Bernardo do Campo, 2017.

PEIXOTO, C.F. “INTRODUÇÃO À ENGENHARIA AEROPORTUÁRIA”. Rio Claro, 2015.

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Além da Inércia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading