Qual a importância do Peso e do Tamanho das Aeronaves para um Aeroporto

maxresdefault

A frota de um aeroporto é composta por aeronaves de diversos tamanhos, pesos e características. O conhecimento das dimensões das aeronaves é importante para o correto projeto e funcionamento de um aeroporto, pois suas dimensões ditam algumas “regras” para áreas específicas.

Em um projeto de Pavimentos Aeroportuários o peso e disposição do trem de pouso são fundamentais para a análise. Engana-se aquele que pensa que as aeronaves mais pesadas, como o Airbus A380 por exemplo, representam a situação mais crítica. Isso porque não só o peso, mas também o número de rodas e consequentemente o espraiamento das tensões através das rodas é o que dita esse dimensionamento.

A porcentagem do peso nas pernas varia em função do centroide da Aeronave. Para estudo de pavimentação é utilizado que 95% do peso bruto da aeronave é suportado pelo trem de pouso principal.

Com relação ao tamanho, as dimensões externas da aeronave influenciam na configuração da área de circulação próxima ao Terminal de Passageiros (TPS) e da área de pouso. A área de circulação é definida em função do comprimento das aeronaves.

A envergadura, distância entre a ponta das asas, é utilizada como referência para projetar a área de parada próximo ao TPS. A bitola, distância entre as pernas principais,  e a base, distância entre pernas principais e perna de nariz, são fundamentais para estudo de curvas em áreas de circulação. As aeronaves com maior raio de giro mínimo são as que apresentam maior dificuldade de manobras. As dimensões internas das aeronaves são utilizadas para determinar a capacidade de passageiros e de cargas, os quais influenciam no projeto do terminal de passageiros.

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe esse artigo para que outras pessoas entendam esse conceito da Infraestrutura Aeroportuária. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que elas serão respondidas!

Siga nas redes sociais abaixo para acompanhar nosso trabalho!

60312da1fe41b1f2a8a84e4c959b4e0e

if_linkedin_circle_color_107178

aaa

FONTES:

PEIXOTO, C.F. “NOTAS DE AULA DA DISCIPLINA DE AEROPORTOS”. Centro Universitário da FEI: São Bernardo do Campo, 2017.

PEIXOTO, C.F. “INTRODUÇÃO À ENGENHARIA AEROPORTUÁRIA”. Rio Claro, 2015.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: