4 Tipos de Concreto utilizados na Pavimentação

concreto_aeroporto

O concreto é um dos principais materiais utilizados na construção civil, e até mesmo os mais leigos conseguem defini-lo como uma mistura de cimento, água, areia e materiais britados. Geralmente em construções convencionais, são utilizados concretos simples com 20 a 25 MPa de resistência a compressão. Para o caso de pavimentos de concreto, o material apresenta algumas diferenças não só na sua resistência, mas também na sua composição.

Enquanto os pavimentos de estruturas convencionais são dosados para atingir determinadas resistências a compressão, os concretos de pavimentação são dosados para atingir resistências a tração na flexão.

Concreto de Alto desempenho (CAD)

O concreto de alto desempenho é um concreto que apresenta propriedades melhoradas, em comparação com outros tipos de concreto convencionais utilizados. O CAD apresenta em sua composição um cimento de maior finura e adição de minerais.

A adição desses componentes ao concretos de alto desempenho reflete na diminuição da permeabilidade, o que aumenta a durabilidade principalmente de pavimentos de Concreto Armado. Entretanto, segundo BALBO (2009) o uso de pavimentos de alto desempenho na pavimentação começou como uma possibilidade de ao utilizar cimentos de alta resistência inicial e com isso liberar o tráfego de forma mais rápida.

Concretos Compactados com Rolo (CCR)

Os concretos compactados com rolo foram originalmente chamados de concreto magro, e com o tempo sua utilização cresceu para bases de pavimentos asfálticos devido a durabilidade e simplicidade construtiva, sendo hoje utilizado também como revestimento para vias de baixa velocidade. A maior vantagem dos CCR é a sua possibilidade de atingir elevadas resistências com menor consumo de cimentos.

Concreto Reforçado com Fibras (CRF)

Os concretos reforçados com fibras não tem como objetivo aumentar a resistência do material, mas sim quando objetiva-se a aplicação de um material com maior tenacidade. Ou seja, um material capaz de absorver maior energia.

Concreto Autonivelantes (CAN)

Os CAN apresentam elevada plasticidade, e permite o lançamento e moldagem sem uso de equipamentos de adensamento. Entretanto, esse tipo de concreto tem certas restrições do ponto de vista das declividades transversais e longitudinais do pavimento.

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe esse artigo para que outras pessoas entendam esse conceito dos Pavimentos de Concreto. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que elas serão respondidas!

Siga nas redes sociais abaixo para acompanhar nosso trabalho!

60312da1fe41b1f2a8a84e4c959b4e0e

if_linkedin_circle_color_107178

aaa

FONTES:

PRIETO, Valter; “Notas de Aulas da disciplina de Superestrutura Rodoviária”. Centro Universitário da FEI. São Bernardo do Campo, 2016.
BALBO, José Tadeu, “PAVIMENTOS DE CONCRETO”. São Paulo, 2009.
PEIXOTO, Creso de Franco; “Generalidades de Pavimentação Rodoviária”. Rio Claro, 2003.
MEDINA, J; MOTTA, L.M.G. “Mecânica dos Pavimentos”. Rio de Janeiro, 2015.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: