
Como tratado em artigos anteriores, o piloto pode voar através de duas leis sendo elas a “Instrument Flight Rules” e a “Visual Flight Rules”. O Voo por instrumentos é recomendado quando as condições do clima não estão favoráveis e não garantem boa visibilidade para um voo por VFR. Dessa forma, diversos são os instrumentos utilizados por pilotos para um voo mais seguro.
NDB – Non Directional Beacon
O NDB é um equipamento de radio farol não direcional. Esse tipo de sistema não dispõe da correção da influência do vento. O NDB é um dispositivo auxiliar externo, o qual é posicionado em um local fixo. A Figura 1 ilustra a antena do NDB.

VOR – VERY HIGH FREQUENCY OMNIDIRECTIONAL RANGE
O VOR é o radio farol de alcance onidirecional. É um equipamento posterior ao NDB e muito utilizado pela aviação pois, diferente do que ocorre no NDB, esse equipamento permite a correção do efeito causado pelo vento. A Figura 2 ilustra o equipamento em um aeroporto da Alemanha.

DME – DISTANCE MEASURING EQUIPMENT
O DME é um equipamento que mede a distância da aeronave a um ponto no terreno. O DME é utilizado para avaliar a distância em função do tempo para a onda ir e voltar a sua posição inicial. A Figura 3 ilustra o DME.

RDF – RADIO DIRECTIONAL FINDER
O RDF é um localização de direção de radio. Esse equipamento, diferente dos apresentados acima, é um de auxílio interno e permite avaliar quantitativamente o fluxo eletromagnético emitido por uma antena de terra.
Siga nas redes sociais abaixo para acompanhar nosso trabalho!
FONTES:
PEIXOTO, C.F. “NOTAS DE AULA DA DISCIPLINA DE AEROPORTOS”. Centro Universitário da FEI: São Bernardo do Campo, 2017.
PEIXOTO, C.F. “INTRODUÇÃO À ENGENHARIA AEROPORTUÁRIA”. Rio Claro, 2015.