
Os Pavimentos de concreto armado, como o próprio nome já diz, são placas de concreto que apresentam armaduras estruturais. Esses pavimentos apresentam dimensões maiores do que os pavimentos de concreto simples, o que resulta em uma quantidade menor de juntas e consequentemente de barras de transferência e barras de ligação.
A espessura dos pavimentos de concreto armado é reduzida e a resistência do concreto também pode ser reduzida. Como o PCA trabalha sob a ação dos esforços de tração na flexão, a armadura é o principal elemento responsável para combater esses esforços. A Figura 1 ilustra a armadura dos pavimentos e também a distribuição das barras de transferência.

A taxa de armadura é responsável também a controlar a ocorrência de fissuras por retração durante a idade inicial da cura do concreto. Como a resistência dos concretos não é definida para resistir esforços, ele deve ser definido com base e em função da durabilidade necessária para o projeto. Dessa forma, a resistência do concreto trabalha como forma de prevenção de patologias e garante ao projeto final uma vida útil elevada.
Esse artigo foi útil para você? Compartilhe esse artigo para que outras pessoas entendam esse conceito dos pavimentos de concreto. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que elas serão respondidas!
Siga nas redes sociais abaixo para acompanhar nosso trabalho!
Fontes:
PRIETO, Valter; “Notas de Aulas da disciplina de Superestrutura Rodoviária”. Centro Universitário da FEI. São Bernardo do Campo, 2016.
BALBO, José Tadeu, “PAVIMENTOS DE CONCRETO”. São Paulo, 2009.
PEIXOTO, Creso de Franco; “Generalidades de Pavimentação Rodoviária”. Rio Claro, 2003.
MEDINA, J; MOTTA, L.M.G. “Mecânica dos Pavimentos”. Rio de Janeiro, 2015.
Olá! Poderia disponibilizar as Notas de Aula de Valter Prieto?
Olá André. Todo conteúdo referente a disciplina de Superestrutura Ferroviária pode ser consultada aqui no blog. abraços.