Conceitos sobre Pavimentos de Concreto Protendido

dsc00129
Os pavimentos de concreto protendido (PCPRO) são aqueles que apresentam cordoalhas e também podem apresentar armaduras convencionais, chamadas de armaduras passivas ou armaduras frouxas. O objetivo dos pavimentos de concreto protendido é que através da protensão sejam gerados esforços de compressão na estrutura, antes da solicitação por cargas externas.

Durante a atuação dos carregamentos externos, o pavimento fica sujeito a esforços de tração na flexão. Como a estrutura fica sujeita a uma compressão inicial, ela só “receberá” os esforços de tração se a o esforço de compressão for superado.

O Pavimento de Concreto protendido tem como requisito a utilização de um concreto de elevada resistência a compressão, devido a necessidade de resistir aos esforços impostos pela protensão. Segundo Balbo (2009) os PCPRO são principalmente utilizados em pátios e áreas de manobras de aeronaves em aeroportos. Além disso, eles podem ser utilizados para pisos industriais que recebem altas cargas, ou que precisem reduzir juntas.

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe esse artigo para que outras pessoas entendam esse conceito dos pavimentos de concreto. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que elas serão respondidas!

Siga nas redes sociais abaixo para acompanhar nosso trabalho!

60312da1fe41b1f2a8a84e4c959b4e0e

if_linkedin_circle_color_107178

aaa

Fontes:

PRIETO, Valter; “Notas de Aulas da disciplina de Superestrutura Rodoviária”. Centro Universitário da FEI. São Bernardo do Campo, 2016.

BALBO, José Tadeu, “PAVIMENTOS DE CONCRETO”. São Paulo, 2009.

PEIXOTO, Creso de Franco; “Generalidades de Pavimentação Rodoviária”. Rio Claro, 2003.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: