Uma das etapas fundamentais do dimensionamento de pavimentos no Brasil é a verificação mecanística. O método de dimensionamento em vigor no Brasil possui como critério de falha a ruptura por cisalhamento das camadas do pavimento. Ou seja, um dos principais defeitos que observamos nos pavimentos, a fadiga, não é prevista no método. Para que o pavimento não sofra de ruptura precoce por fadiga, o engenheiro deve então realizar uma análise estrutural do pavimento e verificar se a estrutura proposta atende ao período de vida útil definido para os diferentes modos de falha.
Existem diferentes softwares que podem ser utilizados para realizar a verificação mecanística, dentre eles o AEMC, MePADS, BISAR e o CIRCLY. Entretanto, o software mais utilizado no Brasil para esta finalidade é o ELSYM5. Este software é também um dos mais antigos de pavimentação, sendo desenvolvido em DOS, e que permitem analisar as tensões, deformações e os deslocamentos para um certo carregamento imposto na estrutura.
O ELSYM5 possui é claro algumas limitações quando comparamos com o AEMC, por exemplo, pois não permite mudar a condição de aderência entre as camadas da estrutura. Ou seja, utilizando o ELSYM5, as equações diferenciais são resolvidas internamente assumindo que todas as camadas estão plenamente aderidas, isto é, com uma condição de estrutura monolítica.
Assista agora a videoaula do Além da Inércia no youtube e aprenda a utilizar o software ELSYM5 para verificação mecanística de pavimentos:
Dúvidas? Deixe nos comentários!
Gostou do vídeo? Compartilhe com os colegas e ajude a divulgar nosso trabalho!