Como determinar o Limite de Plasticidade em Solos

noticias_58af3bd23257e
Fonte: Autor desconhecido

Como tratado anteriormente, o solo apresenta 3 propriedades que conforme ocorre o aumento do teor de umidade muda-se o seu comportamento. O limite de plasticidade é definido como o teor de umidade em que o solo fino passa o estado semi-sólido para o plástico.

O limite de plasticidade é determinado através do ensaio descrito na NBR 7180 e DNER 82/94 conforme DNER 041/94, que consiste em determinar a umidade em que um corpo de prova quando moldado sobre uma placa de vidro na forma de um cilindro de 3mm de diâmetro e 100mm de comprimento começa a fraturar. A Figura 1 ilustra o ensaio.

Limite-de-Plasticidade
Figura 1 – Ensaio NBR 7180. Fonte: http://www.torresgeotecnia.com.br/

Segundo a DNER 041/94 a amostra de solo deve ser passada na peneira #10 (2mm) e na peneira #40 (0,42mm). Cerca de 50g que resulta dessa separação é utilizada no ensaio de limite de plasticidade.

Dessa forma, adiciona-se água na amostra e rola a massa com os dedos na placa de vidro até que essa atinja o diâmetro de 3mm e comprimento de 100mm. Quando isso ocorrer separa-se a amostra em 6 a 8 partes e amasse com os dedos até atingir a forma de uma elipse. Repete-se novamente esse procedimento até que não seja mais possível formar o cilindro com 3mm de diâmetro. Com isso, o material é colocado num recipiente para pesagem e determinação do teor de umidade.

O ensaio deve ser repetido até que se encontrem 3 valores, sem variar mais do que 5%. Solos em que não são possíveis a formação do cilindro, geralmente solos muito arenosos, são considerados como Solos não plásticos.

Assim como ocorre no Limite de Liquidez, pode ser utilizado para determinar o limite de plasticidade o ensaio de penetração do cone. Entretanto, para determinar o LP é necessário utilizar um cone com massa de 2,35N.

Outro fator importante é o índice de plasticidade (IP). O IP consiste na diferença entre o limite de liquidez e de limite de plasticidade. A Tabela 1 indica as descrições conforme os índices de plasticidade.

ip
Tabela 1 – Índices de Plasticidade

O valor de IP é fundamental para o gráfico de plasticidade de casagrande, o qual é utilizado como base para o Sistema Unificado de Classificação dos Solos.

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe esse artigo para que outras pessoas entendam esse conceito da Geotecnia. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que elas serão respondidas!

Siga nas redes sociais abaixo para acompanhar nosso trabalho!

60312da1fe41b1f2a8a84e4c959b4e0e

if_linkedin_circle_color_107178

aaa

Fontes:

DAS, B.M; SOBHAM, K; “FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA GEOTÉCNICA“. 8º Edição. California: Cengage Learning, 2010

HUMES, C. “NOTAS DE AULA DA DISCIPLINA DE MECÂNICA DOS SOLOS“. São Bernardo do Campo, 2015.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: