SISTEMA ILS – INSTRUMENT LANDING SYSTEM
O sistema de pouso por ILS (Instrument Landing system) é um dos mais utilizados no mundo. Esse sistema possui 4 antenas transmissoras, sendo duas responsáveis pela orientação e duas pela posição da aeronave. A Figura 1 ilustra as antenas do ILS.

O sistema apresenta diversas classes, permitindo operação até em condições extremamente adversas quanto a teto, distância entre o solo e a aeronave, e a visibilidade da aeronave. A Tabela 1 apresenta o teto mínimo e a visibilidade mínima exigida em cada categoria do ILS.

SISTEMA PAR – PRECISION APPROACH RADAR
O sistema PAR (Precision Approach radar) é um radar de aproximação de precisão. Esse sistema é um auxilio externo onde apenas o operador em terra observa a posição da aeronave com precisão e passa para o piloto as informações.
AUXÍLIOS VISUAIS
BALIZAMENTO HORIZONTAL
O balizamento horizontal são utilizadas para auxilio do piloto. As pistas, pátios e demais áreas em que a aeronave pode circular são balizados com faixas pintadas sobre o piso, com espessura, largura, cor e linhas contínuas e descontínuas de acordo com as normas. A Figura 2 ilustra o balizamento horizontal.

BALIZAMENTO LUMINOSO
Em todo sítio aeroportuário que possa operar em condições não visuais, o aeroporto deve apresentar luzes com cores específicas para indicar as finalidades. Ao se aproximar da Runway para pouso observa-se luzes verdes, essas indicam o inicio da pista. No final da pista é apresentada luzes vermelhas, indicando o fim da runway. Existem ainda outras luzes que indicam a altitude e etc. A Figura 3 ilustra os balizamentos luminosos.

Siga nas redes sociais abaixo para acompanhar nosso trabalho!
FONTES:
PEIXOTO, C.F. “NOTAS DE AULA DA DISCIPLINA DE AEROPORTOS”. Centro Universitário da FEI: São Bernardo do Campo, 2017.
PEIXOTO, C.F. “INTRODUÇÃO À ENGENHARIA AEROPORTUÁRIA”. Rio Claro, 2015.