Os 9 aspectos para escolher uma Contenção para sua Obra

134963398385
Fonte: Autor desconhecido

A escolha de um modelo de contenção de solo depende de diversos fatores e não há uma regra a ser seguida. Dessa forma, a escolha da melhor estrutura de contenção varia conforme o caso e muitas vezes é adotado com base em tradições regionais ou experiência do profissional em determinado modelo. Segundo Milititsky (2016), os principais fatores a serem considerados em uma análise de contenções de solo são:

Custo: O custo final de um determinado modelo está presente não apenas em análise de contenções de solos, mas sim em qualquer problema de engenharia e viabilizando uma determinada solução.

Geometria da Escavação: A geometria viabiliza ou não determinados modelos como, por exemplo, a utilização de escoramentos no lugar de tirantes. Quanto maior a profundidade, maiores serão as cargas e, portanto, maiores os deslocamento, limitando alguns modelos de solução.

Condição do Solo: A resistência do solo é um fator importante a ser analisado, pois necessita de escavação. A presença, por exemplo, de solos moles abaixo do lençol freático resulta em dificuldades para contenções com escavação sem paredes concretadas. Outro exemplo seria a presença de matacões que dificultam a utilização de paredes diafragma.

Presença de água: A determinação do lençol freático é importante, pois pode acabar inviabilizando alguns modelos de contenção.

Vizinhança: A adoção de um modelo que não prejudique a vizinhança é essencial. Modelos de contenção com vibrações, por exemplo, podem causar danos em estruturas vizinhas e consequentemente aumentar o custo.

Canteiro disponível: A dimensão do canteiro deve ser analisada para verificar a possibilidade de utilização de modelos de contenção, como por exemplo, o uso de Clam-Shells e etc.

Durabilidade da solução: A durabilidade é avaliada para ver a necessidade de uso de contenções provisórias ou permanentes.

Agressividade do meio: A presença de agentes contaminantes e agressivos no meio podem inviabilizar alguns modelos de contenção que utilizem, por exemplo, perfis metálicos.

Velocidade construtiva: O tempo é fator importante em obras de engenharia e muita das vezes o cliente precisa de soluções rápidas, dessa forma o modelo construtivo deve atender essas necessidades.

Os métodos de contenção se diferenciam não apenas pelo método, mas também devido a sua forma de implantação. A escolha da forma de implantação das contenções, e da forma de escavação, depende das possibilidades de aplicação de tirantes nos terrenos da vizinhança, da altura de escavação e da geometria da estrutura a ser implantada. Além disso, as disponibilidades de equipamentos e da experiência de profissionais da área podem ditar a escolha por um determinado método. As formas de implantação de contenções podem ser divididas naqueles que são executados de cima para baixo, chamado de top-down, ou de baixo para cima, chamado de bottom up. O Sistema Top-down apresenta como vantagem a grande rigidez resultantes na contenção em todas as etapas da escavação, e a mínima perturbação dos vizinhos que dependendo dos casos é essencial.

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe esse artigo para que outras pessoas entendam esse conceito da Geotecnia. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que elas serão respondidas!

Siga nas redes sociais abaixo para acompanhar nosso trabalho!

60312da1fe41b1f2a8a84e4c959b4e0e

if_linkedin_circle_color_107178

aaa

Fontes:

DAS, B.M; SOBHAM, K; “FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA GEOTÉCNICA“. 8º Edição. California: Cengage Learning, 2010

GERCOVICH, D; DANZIGER, B.R; Saramago, R. “CONTENÇÕES: TEORIA E APLICAÇÕES EM OBRAS”. São Paulo: Oficina de Textos, 2016

MILITITKY, J. “GRANDES ESCAVAÇÕES EM PERÍMETRO URBANO”. Oficina de Textos: São Paulo, 2016.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: