Conceitos de Pavimento de Concreto Simples

pav_concreto
Fonte: http://viasconcretas.com.br

Os pavimentos de concreto simples são placas de concreto moldadas in loco, os quais são assentados em uma Base, seguida de sub-base e então o solo da camada final de terraplenagem, o subleito. Dependendo da espessura da camada de concreto, esses podem também exercer a função de base e revestimento em conjunto, e eliminam a necessidade de uma camada própria de “Base”. Dessa forma, o pavimento de concreto pode resultar em uma estrutura mais compacta. A Figura 1 ilustra a diferença da seção transversal de pavimentos rígidos e flexíveis.

pav
Figura 1 – Diferenças entre Pavimentos Rígidos e Flexíveis. Fonte: http://www.mapadaobra.com.br

O concreto utilizado para a fabricação desses pavimentos pode ser concreto convencional (CCV), Concreto de alta resistência (CAD) e o Concreto compactado com Rolo (CCR). Esses tipos diferentes de concreto aplicados para pavimentação serão tratados em artigos futuros.

Os pavimentos de concreto simples apresentam juntas serradas, as quais tem a função de controlar a retração hidráulica da massa de concreto fresca quando exposta a condições ambientais desfavoráveis. As juntas serradas geram fissuras por retração hidráulica exatamente região enfraquecida, a qual deverá ser selada posteriormente. A tendência do concreto é fissurar a cada 20 centímetros por centímetro da espessura do pavimento. Ou seja, pavimentos com 20 centímetros de espessura devem apresentar juntas a cada 4 metros. Dessa forma, permite-se um controle melhor da situação. A Figura 2 ilustra as juntas.

 

junt
Figura 2 – Juntas do pavimento de Concreto. Fonte: http://victoryepes.blogs.upv.es

Como a região enfraquecida sofrerá as trincas do concreto, pode ocorrer movimentação vertical diferente no pavimento de concreto. Dessa forma, deve ser utilizado barras de transferência de carga (BT) que são posicionadas nas juntas transversais. Essas BT tem por função dividir os esforços entre as duas partes da placa. Nas juntas longitudinais são utilizadas barras de ligação (BL), que tem por função evitar o deslocamento horizontal devido aos esforços dos veículos. As barras devem apresentar um lado engastado no concreto e o outro lado deve ser engraxado para não apresentar aderência ao concreto. Isso é necessário porque o duplo engastamento impediria a movimentação e consequente distribuição de esforços, aumentando dessa forma a chance de trincas. A Figura 3 ilustra as barras de transferência.

barra-transferencia
Figura 3 – Barras de Transferência. Fonte: https://www.manetoni.com.br

Como os Pavimentos de concreto simples não apresentam armaduras estruturais, o concreto é o principal responsável por suportar todos os esforços sem que ocorra a ruptura. O dimensionamento desses pavimentos consiste em definir para o concreto uma espessura, e uma resistência a tração na flexão, que analisando a fadiga leva a uma estrutura capaz de atender a demanda em um período de projeto.

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe esse artigo para que outras pessoas entendam esse conceito dos pavimentos de concreto. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que elas serão respondidas!

Siga nas redes sociais abaixo para acompanhar nosso trabalho!

60312da1fe41b1f2a8a84e4c959b4e0e

if_linkedin_circle_color_107178

aaa

Fontes:

PRIETO, Valter; “Notas de Aulas da disciplina de Superestrutura Rodoviária”. Centro Universitário da FEI. São Bernardo do Campo, 2016.
BALBO, José Tadeu, “PAVIMENTOS DE CONCRETO”. São Paulo, 2009.
PEIXOTO, Creso de Franco; “Generalidades de Pavimentação Rodoviária”. Rio Claro, 2003.
MEDINA, J; MOTTA, L.M.G. “Mecânica dos Pavimentos”. Rio de Janeiro, 2015.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: