Como medir Ângulos com estação total

014
Figura 1 – Medição de ângulos

A topografia é o ramo da Engenharia que efetua boa parte dos andamentos de uma obra como também confere medidas, realiza locações, alinhamentos e etc. Antes de iniciarmos alguns conceitos, é importante frisar que na topografia as medidas são realizadas sempre com a distância projetada, além é claro de alguns lados e ângulos serem medidos e outros calculados através de relações de geometria e etc, que já devem estar firmadas. 

Importante entender que “Azimute” é o ângulo horizontal medido e “Zênite” é definido como o ângulo vertical.  Além disso, o Azimute é SEMPRE em sentido horário partindo do Norte, estando entre 0° – Zero graus – e 360°.  E o Zênite entre 0° e 180°.

A medição de ângulos corresponde ao que é feito através de um teodolito, estação total ou algum aparelho que permita a determinação de ângulos.

Estação Total

São equipamentos que possuem três eixos, sendo eles: O principal, que permite rotação e deve permanecer na vertical. Secundário, que é o eixo da luneta e deve permanecer na horizontal. Colimação, que é a linha de visada e deve estar sempre “normal” (90°) ao secundário. Como as estações variam muito, para a sua utilização é importante verificar o manual. Mesmo que isso não seja um costume no Brasil, faça!

Medição dos Ângulos

topogr12

Para a medição azimutes são importantes também a definição de pontos chamados de “ré” e “vante”, esses pontos são visados pela estação total e através deles é realizado o cálculo dos ângulos e as devidas medições. O ponto de vante é o primeiro encontrado no plano a partir do norte e o ré está logo depois, estando entre eles o ângulo.

Medição Não Orientada:
Nesse caso ocorre que a orientação da estação total está em um ponto qualquer plano.  Dessa forma, primeiro é visado o ponto de vante e determinado o ângulo entre eles. Logo depois é realizado o momento procedimento determinando o ângulo entre a orientação e o ré. O ângulo (α) entre esses pontos (Ré e Vante) é efetuada pela subtração dos azimutes, determinando o ângulo interno.

α = Lr – Lv

Lr = Ângulo com Ré
Lv = Ângulo com vante

Medição orientada pelo Norte Verdadeiro
Ocorre quando a medição coincide com o norte verdadeiro e então as leituras serão chamadas de “Azimutes verdadeiros”. A realização e o procedimento será o mesmo já detalhado.

Medição orientada por Vante ou Ré
Nesse caso o ângulo em vante ou em ré será 0° devido ao aparelho estar orientado por si. Logo, o próximo ponto visado já dará de cara o ângulo que deseja encontrar, não necessitando da subtração de ângulos.

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe esse artigo para que outras pessoas entendam esse conceito de Topografia. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que elas serão respondidas!

Fontes:

“Apostila PTR 2201 – INFORMAÇÕES ESPACIAIS I: NOTAS DE AULA”; Cintra, Jorge Pimentel (2012)

RIBEIRO, F. C. “NOTAS DE AULA DA DISCIPLINA DE TOPOGRAFIA“. Dezembro, 2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: