
Se você perguntar isso para qualquer engenheiro de pavimentação, ele certamente vai te responder que isso começa pelo dimensionamento. O dimensionamento de pavimentos é a etapa do projeto em que as espessuras são definidas para suportar certa intensidade de tráfego e condições de clima. Um erro nessa etapa pode comprometer todo o projeto e, consequentemente, a qualidade do serviço executado e a segurança proporcionada para o usuário.
Pode não parecer, mas muita gente falha nessa etapa. Aqui vou te apresentar alguns dos motivos:
1. Não entendem de estudos de tráfego e tomam decisões equivocadas, muitas que condenam o pavimento à falha prematura.
2. Não conhecem os métodos de dimensionamento e os critérios de falha. Estes estão acostumados a seguir passo a passo sem entender o que realmente estão projetando.
3. Não entendem de mecânica dos pavimentos e, assim, não sabem quais esforços devem ser verificados em um dimensionamento.
4. Ficaram presos no passado e não estão por dentro das atualizações de instruções de projetos ou dos métodos de dimensionamento.
5. Não sabem projetar pavimentos confiáveis, pois eles acreditam que seguir um passo a passo é sinônimo de segurança (coitados…)
Acho que você não quer estar nessa lista, né? A busca constante por conhecimento é a melhor forma para evitar isso. Engenheiros que ficam parados no tempo, achando que “sempre é assim” sofrem as consequências por não serem reconhecidos como profissionais que resolvem os problemas. Afinal, eles só fazem o mesmo de sempre. Para mudar isso, é importante estar próximo de pessoas que te incentivam a ser melhor. No Além da Inércia, nossa comunidade engajada te ajuda a alcançar seus objetivos profissionais.
Quer fazer parte dessa comunidade? Clique no link abaixo e saiba mais sobre o curso DimPav2.0. Você vai aprender do básico ao avançado como dimensionar pavimentos confiáveis e com segurança!