Entenda sobre a imprimação e a pintura de ligação em pavimentos!

Quando o assunto é a construção de pavimentos asfálticos, dois processos essenciais para garantir a adesão adequada entre camadas de asfalto são a pintura de ligação e a imprimação asfáltica. Ambos desempenham papéis fundamentais, mas diferem em sua aplicação e nos materiais usados. Essas suas atividades envolvem o uso dos materiais conhecidos como Asfalto Diluído e Emulsão Asfáltica, sendo que eles possuem características diferentes. Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre essas aplicações.

O que é Imprimação Asfáltica?

A imprimação asfáltica é o processo de aplicação de uma camada sobre uma base do pavimento, com o objetivo de melhorar a aderência do pavimento asfáltico à camada subjacente. Esse processo cria uma película que facilita a penetração do asfalto na superfície e assegura que o novo pavimento seja bem aderido ao material de base. A imprimação asfáltica pode ser realizada com uso de asfaltos diluídos ou de emulsões asfálticas específicas para imprimação.

ASFALTO DILUÍDO DE PETRÓLEO (ADP)

O asfalto diluído (ADP) para imprimação asfáltica é uma solução usada na construção e manutenção de pavimentos, desempenhando um papel fundamental na preparação da base para a aplicação de camadas superiores de revestimento asfáltico. Sua função principal é garantir uma boa aderência entre a camada de base e a camada asfáltica a ser aplicada sobre ela, proporcionando uma superfície uniforme e resistente.

A Tabela abaixo apresenta as especificações para Asfalto Diluído CM-30, indicado pelo DER-SP para uso em imprimação asfáltica.

Fonte: IP-DE-P00/019-B (2024)

EMULSÃO ASFÁLTICA PARA IMPRIMAÇÃO (EAI)

Entretanto, o asfalto diluído tem sido substituído pelo uso de emulsões asfálticas para imprimação, chamadas de EAI. A emulsão asfáltica para imprimação (EAI) é uma mistura de asfalto, água e um agente emulsificante, que mantém as partículas de asfalto dispersas na água. Dependendo da carga das partículas de asfalto, a emulsão pode ser catiônica (com carga positiva) ou aniônica (com carga negativa). Essa emulsão é aplicada à temperatura ambiente e se destaca por sua facilidade de manuseio, sendo ideal para condições em que o uso de asfalto quente seria mais difícil ou inviável.

A Tabela abaixo apresenta a especificação para a emulsão asfáltica de imprimação.

Fonte: IP-DE-P00/019-B (2024)

Qual a Taxa de aplicação para imprimação?

A taxa de aplicação do asfalto diluído é determinada experimentalmente, variando entre 0,7 l/m² e 1,5 l/m², dependendo do tipo e da textura da camada do pavimento a ser imprimada. A taxa ideal é aquela que, após 24 horas, resulta em uma película asfáltica uniforme na superfície imprimada, sem excessos ou falhas. As taxas típicas de asfalto diluído para imprimação estão apresentadas na Tabela abaixo.

Fonte: IP-DE-P00/019-B (2024)

Vale ressaltar que as taxas apresentadas são válidas para o uso de Asfalto Diluído, isto é, não devem ser consideradas para EAI. As taxas de aplicação de EAI devem ser fornecidas pelo fabricante.

O que é Pintura de Ligação?

A pintura de ligação consiste na aplicação de uma camada de material asfáltico sobre uma camada do pavimento, normalmente a camada asfáltica, com o objetivo de garantir a aderência dessa superfície a uma camada subsequente de revestimento asfáltico.

Entretanto, existe ainda uma outra aplicação conhecida como pintura de cura, a qual consiste na aplicação de uma camada sobre camadas recém-tratadas com cimento Portland ou cal hidratada, com a finalidade de evitar a perda excessiva de umidade e, assim, criar as condições ideais para o processo de cura. Ela é utilizada em bases como solo-cimento, solo-cal, solo-cal-cimento, cascalho-cal, cascalho-cal-cimento, solo-brita-cimento e brita graduada tratada com cimento.

A Pintura de ligação pode utilizar emulsões asfálticas convencionais ou modificadas por polímero.

EMULSÃO ASFÁLTICA PARA PINTURA DE LIGAÇÃO

A emulsão asfáltica, conforme apresentada anteriormente, consiste na mistura de asfalto, água e um agente emulsificante, que tem a função de permitir a dispersão do asfalto na água, formando uma solução estável. Elas podem ser classificadas de acordo com o tipo de agente emulsificante utilizado e a sua aplicação. As emulsões asfálticas podem ser aniónicas e catiônicas, sendo a últimas as mais usadas.

As Tabelas abaixo apresentam a especificação de emulsões catiônicas convencionais e modificadas por polímero, respectivamente, conforme indicado pelo DER-SP (2024).

Fonte: IP-DE-P00/020-B (2024)
Fonte: IP-DE-P00/020-B (2024)

Qual a Taxa de aplicação para pintura de ligação?

A taxa de emulsão asfáltica é determinado experimentalmente no canteiro de obra, ajustando-se a taxa de aplicação conforme a superfície que irá receber a pintura de ligação. A emulsão deve ser diluída de maneira que a taxa de ligante residual esteja de acordo com as especificações da Tabela abaixo.

Fonte: IP-DE-P00/020-B (2024)

Além da taxa de aplicação estabelecida no ensaio experimental, deve-se informar a taxa de diluição utilizada para determinar o teor de resíduo asfáltico aplicado na superfície a ser imprimada. Recomenda-se que a taxa de aplicação da emulsão diluída seja em torno de 1,0 l/m².

Gostou desse artigo? Então compartilhe com outras pessoas nas redes sociais!

Estude pavimentação comigo! Conheça os cursos que podem transformar sua carreira na pavimentação.

Deixe uma resposta