A pavimentação consiste em uma das disciplinas mais importantes para projetos rodoviários, ferroviários e aeroportuários. O alto custo dos materiais de pavimentação pode ser decisivo em uma análise de viabilidade para o setor.
Trabalhando com projetos de pavimentação nos últimos anos consigo identificar 3 principais erros cometidos em dimensionamento, que podem custar muito caro.
1️⃣ Não fazer uma análise crítica do estudo de tráfego.
Normalmente os estudos de tráfego são realizados por outras empresas ou equipes. O tráfego já é fornecido em termos de número N para o engenheiro de pavimentação e muitos não fazem uma análise crítica desse estudo. Embora não seja de responsabilidade do engenheiro de pavimentação, o tráfego é importante demais para nós e não pode ser negligenciado.
2️⃣ Não dominar a Mecânica dos Pavimentos
Pavimentos são estruturas e a análise dos seus esforços internos é muito importante para o sucesso da solução escolhida. Não acredite cegamente em um método, não confie cegamente em um software, entenda a mecânica da estrutura!
3️⃣ Não fazer estudo de alternativas
O estudo de alternativas permite identificar a solução técnica e economicamente mais viável para as condições do local. Assim, uma escolha inadequada por conta de clima, comportamento do solo ou tráfego pode ser fatal para seu pavimento.
Esses são três erros muito cometidos em projetos de pavimentação e que você não pode cometer. Um erro assim pode custar caro pra você, para sua empresa e cliente.
Quer aprender mais sobre como dimensionar pavimentos melhores e mais confiáveis? Conheça meu curso Dimensionamento de Pavimentos 2.0 no link abaixo e domine a pavimentação!
