A qualidade dos pavimentos que vemos nas ruas das cidades brasileiras é péssima. Uma vez saí para jantar um colega Português e que mora na Suíça. No meio da nossa conversa ele me perguntou:
– Cava, por que as ruas no Brasil são tão ruins?
Não dá para negar, né? E saiba que existem diversos erros que fazem os pavimentos ficarem assim e, pior, cada vez mais caros.
Aqui estão 5 exemplos:
1) Falta de ensaios durante o projeto: Muitos projetos são realizados com baixa qualidade, com ausência de sondagens e ensaios importantes. Isso faz com que o projeto seja realizado sem entender a condição geotécnica do local.
2) Erros no estudo de alternativas: A ausência de tempo, ou conhecimento, faz com que muitos não se preocupem com questões climáticas em projetos. O que resulta na escolha de uma solução de pavimentação inadequada.
3) Falta de estudos de tráfego: Aquela famosa premissa do tráfego. Muitos projetos acabam adotando percentuais de carregamento e volume de veículos. O que é claro pode ou não ser suficiente. É uma grande incógnita!
4) Falta de gerência de pavimentos: Constrói e esquece! Esse é um erro típico de prefeituras, as quais não monitoram o desempenho da infraestrutura e acabam fazendo manutenções apenas quando já estão ruins.
5) Erros de execução e fiscalização: Aquele erro clássico, e super comum no Brasil, da trinca longitudinal. O modo como muitas vezes o revestimento asfáltico é executado acaba matando esses pavimentos.
Aprenda sobre Gerência de Pavimentos clicando no link abaixo.
Use o cupom INERCIA10 em comemoração aos 10 anos do Além da Inércia e ganhe 20% de desconto. Promoção válida até dia 31/01.
