A deformação permanente é dos critérios de falha utilizados para dimensionamento de pavimentos flexíveis e semirrígidos. Nós, como usuários, notamos a sua presença por meio dos afundamentos de trilha de roda. Existem muitas variáveis que podem influenciar no aparecimentos desses defeitos, evidenciando a falha da estrutura.
Dentre essas variáveis podemos citar 3 principais:
🚛 Tráfego
O volume de tráfego e a carga aplicada pelos eixos são elementos cruciais do dimensionamento. O erro na contagem de tráfego e na carga aplicada pode levar o pavimento a uma falha precoce.
☀️ Temperatura
A radiação solar aquece os revestimentos asfálticos reduzindo a sua viscosidade, o que reflete em uma maior suceptibilidade à deformação permanente.
🌧 Precipitação
A água pode infiltrar no pavimento em trincas, juntas, bordo dos acostamentos ou outros defeitos. A saturação das camadas inferiores do pavimento acaba reduzindo a sua resistência ao cisalhamento, o que também prejudica o comportamento quanto à deformação permanente.
Aprenda sobre como realizar projetos de restauração de pavimentos com o curso Gerência de Pavimentos. Clique no link abaixo.
Aproveite o cupom INERCIA10 em comemoração aos 10 anos do Além da Inércia e ganhe 20% de desconto. Promoção válida até dia 31/01.
