A aeronave mais pesada é a mais crítica no dimensionamento de pavimentos aeroportuários?

Se você respondeu que sim, essa publicação é para você!

O dimensionamento de pavimentos aeroportuários requer a análise da carga aplicada e da frequência de decolagens. Mas, será que para um mesmo número de decolagens, a aeronave mais pesada é a mais crítica?

Indo direto ao ponto, a resposta é não. E isso ocorre pois a forma como essa carga é aplicada na estrutura do pavimento também é importante.

Em outras palavras, devemos olhar o tipo trem de pouso.

Quer ver um exemplo?

Vamos considerar as aeronaves A321neo e B767-300. A primeira aeronave possui uma carga máxima de decolagem de 97,40 toneladas, já a segunda 187,33 toneladas. Ou seja, há uma diferença de 92% no carregamento.

Por outro lado, as cargas por roda do A321neo e do B767-300 são de 23,13t e 22,24t. Observa-se então que, mesmo com carga total menor, a carga por roda do A321neo é 4% maior.

Dimensionando pavimentos para essas aeronaves, considerando sempre a mesma frequência, observa-se que o pavimento dimensionado com o A321neo é 6% maior.

Viu só… as aparências enganam! 😉

Quer aprender a dimensionar pavimentos rodoviários, ferroviários e aeroportuários? Conheça o DimPav2.0 e comece hoje mesmo. Clique no link abaixo para saber mais.

Deixe uma resposta