Você viu as atualizações da IP do DER-SP em 2024?

Depois de um longo período, Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) disponibilizou no final de 2024 as novas instruções de projeto, instruções complementares, especificações técnicas e métodos de ensaio. Ao todo, são cerca de 80 documentos novos ou atualizados.

Dentre eles está a Instrução de Projetos de Pavimentação (IP-DE-P00-001), com mudanças interessantes e muito significativas. Abaixo, coloco algumas das principais mudanças que você precisa conhecer.

1️⃣ Mudança no Número N

A atualização da IP apresenta a incorporação do critério de confiabilidade para os cálculos do número N. Essa é uma mudança importante, que tem como objetivo levar em consideração as incertezas presentes na pavimentação.

2️⃣ Sugestões de Misturas asfálticas

Em função do Número N, a nova IP apresenta em sua Tabela 7 recomendações de misturas asfálticas para camadas de rolamento, binder e reperfilagem.

3️⃣ Mudança no eixo padrão para Verificação Mecanicista

Era uma prática em projetos de pavimentação o uso do eixo padrão com distância entre rodas de 28,8cm. Na atualização da IP, o DER-SP recomenda a distância de 32,4cm (a mesma usada no MeDiNa e padrão do AEMC).

4️⃣ Sugestão de Rosenblueth para verificação Mecanicista

Para levar em consideração a variabilidade das camadas do pavimento, a nova IP sugere, para rodovias de maior importância e tráfego elevado, o uso do processo de simulação de Rosenblueth para verificações mecanicistas.

5️⃣ Simplificação das equações de desempenho

A antiga IP (DER-SP, 2006) tinha muitas equações de desempenho para cada critério de falha. Isso acabava gerando uma confusão para os projetistas e, também, para a fiscalização de projetos. Na atualização (DER-SP, 2024), está recomendado o uso apenas de uma equação de desempenho por critério de falha.

6️⃣ Controle de Irregularidade

A nova IP apresenta para pavimentos recém construídos valores limites de irregularidade em função da velocidade de operação. Rodovias com velocidade de 120 km/h, por exemplo, devem apresentar IRI menor do que 2,0m/km.

Em breve, estarei disponibilizando uma nova aula no curso Dimensionamento de Pavimentos 2.0 tratando especificamente sobre as atualizações da IP.

Aproveite o cupom de desconto de 20% do curso no mês de Janeiro (aniversário do Além da Inércia) e garanta o seu curso.

Utilize o cupom: INERCIA10

DimPav2.0 ➡️ https://lnkd.in/d3bM3EhC

Deixe uma resposta