Aprenda a classificação ACN-PCN utilizada em aeroportos!

Os pavimentos são estruturas dimensionadas para proteger o subleito quanto à uma certa solicitação do tráfego para determinado critério de falha, normalmente a deformação permanente e a fadiga das camadas asfálticas e cimentadas. No caso dos pavimentos aeroportuários, essa solicitação ocorre por meio do contato das rodas do trem de pouso das aeronaves durante uma operação de decolagem.

Diversos são os modelos de aeronaves que podem compor o tráfego solicitante de um pavimento aeroportuário. Após o projeto e construção de um pavimento, este estaria então condizente com o nível de solicitações da composição considerada no projeto. Agora, e se uma aeronave não considerada solicitar pouso neste aeroporto? Para este e outros casos é estabelecido o método ACN-PCN.

O ACN-PCN consiste em um método de mensurar se uma aeronave pode operar em um determinado aeroporto projetado para condições específicas. A sigla ACN, que significa Aircraft Classification Number, indica a classificação de uma certa aeronave com condições específicas de carga e pressão de enchimento dos pneus. Por outro lado, a sigla PCN, que significa Pavement Classification Number, indica a classificação do pavimento para condições específicas de subleito e estrutura do pavimento.

Assim, a aplicação do método consiste em comparar a classificações ACN e PCN. Isto é, se uma aeronave com ACN 47 solicitar operação em uma pista de pouso e decolagem com PCN de 45, esta não será permitida porque a aeronave causaria um dano superior ao que o pavimento suportaria. Em resumo, as aeronaves então devem operar em aeroportos de pavimentos com PCN superior ao ACN.

Você pode conferir mais sobre este tema no nosso canal do Youtube, link abaixo:

REFERÊNCIAS:

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Orientações para aplicação do método ACN-PCN. Instrução Suplementar – IS 153.103-001, 2016.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Além da Inércia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading