Ícone do site Além da Inércia

Os 3 tipos de Recalque na Mecânica dos Solos

Anúncios
Figura 1 – Torre de Pisa. Fonte: http://analise-do-irreal.blogspot.com

A compressão é causada pela ação de expulsão da água ou do ar dos espaços vazios do solo, aumentando seu grau de compactação e causando o deslocamento das partículas de solo. Esse deslocamento do solo é chamado de recalque ou assentamento do solo, podendo causar diversos problemas em obras, causando trincas e podendo até levar a ruptura dependendo da estrutura. Dessa forma, precisamos determinar a compressibilidade do solo a qual e pode ser dividido em 3 categorias:

Dessa forma, o recalque total pode apresentado pela Equação 1 como a somatória das 3 parcelas.

Equação 1 – Recalque total

RECALQUE ELÁSTICO

O recalque elástico ocorre logo após a aplicação da carga e sem mudar o teor de umidade do solo, dependendo do material de apoio e do tipo de fundação. Para aplicações em cálculos de recalque para fundações, já temos um artigo sobre o tema aqui.

RECALQUE POR ADENSAMENTO 

O recalque por adensamento é aquele que ocorre com a redução do volume do solo, podendo ser maior do que o recalque elástico. O adensamento ocorre pela seguinte ordem:

Através de um gráfico de deformação, pode-se estudar a alteração do volume de vazios com o tempo. Inicialmente calcula-se a altura de sólidos (Hs) pela Equação 1, onde Gs é a gravidade específica dos sólidos, A é a área do CP, Ws é o peso seco do corpo de prova e gama w é o peso específico da água

Equação 1 – Altura dos Sólidos

O segundo passo é calcular a altura inicial dos vazios, pela Equação 2, o qual é a diferença entre altura inicial do CP e altura dos sólidos. E o calculo do índice de vazios pela Equação 3.

 

Equação 2 – Altura inicial dos vazios

 

Equação 3 – Índice de Vazios

No ensaio, para o primeiro aumento de tensão que provoca a variação de altura, calcula-se a variação dos vazios pela Equação 4, e o índice de vazios após o primeiro adensamento pela Equação 5.

Equação 4 – Variação do índice de vazios
Equação 5 – índice de vazios após o adensamento 1

Após o segundo carregamento e variação de altura, calcula-se novamente o índice de vazios no fim do adensamento pela Equação 6.

Equação 6 – Índice de Vazios 2.

 

Argila Normalmente Adensada: É aquela que a tensão efetiva de sobrecarga atual é a tensão máxima que o solo foi submetido.

Argila Sobreadensada: É aquela que tensão de sobrecarga atual é menor que a tensão que o solo sofreu no passado. A qual a do passado é chamada de pré adensamento.

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe esse artigo para que outras pessoas entendam esse conceito da Geotecnia. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que elas serão respondidas!

Siga nas redes sociais abaixo para acompanhar nosso trabalho!

Fontes:

DAS, B.M; SOBHAM, K; “FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA GEOTÉCNICA“. 8º Edição. California: Cengage Learning, 2010

HUMES, C. “NOTAS DE AULA DA DISCIPLINA DE MECÂNICA DOS SOLOS“. São Bernardo do Campo, 2015.

Sair da versão mobile