Ícone do site Além da Inércia

Percolação em Solos: Aprenda a calcular a vazão em redes de fluxo

Anúncios

A percolação da água é importante para determinar estabilidade de estruturas como barragens e contenções de solo, sendo que muitas vezes a percolação não é unidirecional e por isso utiliza-se de redes de fluxo.

A rede de fluxo tem como base as equações de continuidade de Laplace, o qual estabelece a condição de percolação de um regime permanente em determinado ponto da massa de solo. A equação de Laplace em um meio isotrópico, ou seja, um meio que apresenta propriedades físicas independente da direção, representa duas curvas, sendo elas:

As linhas de fluxo são aquelas em que a partícula de água se desloca de montante para jusante através dos vazios do solo. As linhas equipotenciais são linhas de carga potencial e tem o mesmo valor ao longo de toda a sua extensão. A combinação delas é chamada de rede de fluxo.

A construção de uma rede de fluxo deve seguir:

 

Figura 1 – Rede de Fluxo

Para o cálculo de percolação é necessário contar o número de canais de fluxo (Nf) e de quedas equipotenciais (Nd). No exemplo apresentado, o número de canais de fluxo é igual a 4 e o número de quedas equipotenciais é 6.

A vazão total é calculada pela Equação 1, a qual relaciona o número de canais de fluxo, quedas equipotenciais, diferença de carga entre montante e jusante e o coeficiente de permeabilidade (k).

Equação 1 – Vazão total

Embora seja conveniente que todos os canais apresentem formas de quadrados, nem sempre isso ocorre e dessa forma pode-se determinar fazendo uma correção das dimensões através da proporção de altura (b) por largura (l) dos retângulos, Equação 2.

Equação 2 – Vazão total para canais retangulares

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe esse artigo para que outras pessoas entendam esse conceito da Mecânica dos solos. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que elas serão respondidas!

Siga nas redes sociais abaixo para acompanhar nosso trabalho!

Fontes:

DAS, B.M; SOBHAM, K; “FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA GEOTÉCNICA“. 8º Edição. California: Cengage Learning, 2010

HUMES, C. “NOTAS DE AULA DA DISCIPLINA DE MECÂNICA DOS SOLOS“. São Bernardo do Campo, 2015

 

Sair da versão mobile