O Ensaio de Cisalhamento direto

cisa

Existem diversas maneiras de determinar a resistência ao cisalhamento dos solos, dentre elas podemos destacar o ensaio de cisalhamento direto, ensaio triaxial, ensaio de cisalhamento simples, triaxial de deformação plana e o cisalhamento angular. Nesse artigo daremos foco no ensaio de cisalhamento direto.

O ensaio de cisalhamento direto é a forma mais antiga e fácil para determinar a resistência ao cisalhamento do solo, onde o equipamento necessário é uma caixa metálica para colocar o corpo de prova, e é aplicada uma força horizontal forma a separar a caixa.

O corpo de prova de solo pode apresentar as seguintes dimensões sendo largura, comprimento e altura, respectivamente:

  • 51x51x25 (mm)
  • 102x102x25 (mm)

O ensaio pode ser realizado de duas formas distintas, sendo uma por tensão controlada e outra por deformação controlada.

Quando o ensaio é realizado em tensão controlada, a força é aplicada em quantidades iguais até que se ocorra a ruptura do corpo de prova e após a aplicação do carregamento a variação na altura é medida com um extensômetro.

Nos ensaios de deformação controlada é aplicada uma taxa constante de deslocamento cisalhante em uma metade da caixa por um motor. A força resistente de cisalhamento, ou deslocamento cisalhante, pode ser medido por um anel dinamométrico ou célula de carga.

Embora de simples execução, o ensaio de cisalhamento direto apresenta uma confiabilidade questionada pois ele nesse ensaio a ruptura do solo não ocorre no lugar mais fraco, mas sim na divisão da caixa.

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe esse artigo para que outras pessoas entendam esse conceito da Geotecnia. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que elas serão respondidas!

Siga nas redes sociais abaixo para acompanhar nosso trabalho!

60312da1fe41b1f2a8a84e4c959b4e0e

if_linkedin_circle_color_107178

aaa

Fontes:

DAS, B.M; SOBHAM, K; “FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA GEOTÉCNICA“. 8º Edição. California: Cengage Learning, 2010

HUMES, C. “NOTAS DE AULA DA DISCIPLINA DE MECÂNICA DOS SOLOS“. São Bernardo do Campo, 2015.

 

1 comentário

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Além da Inércia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading