Ícone do site Além da Inércia

Como avaliar a condição dos pavimentos no Pavement Condition Index

Anúncios

Recentemente apresentamos a Avaliação Funcional dos Pavimentos, como um modo de avaliar as condições de serventia dos pavimentos. Esse artigo, tem por objetivo apresentar um modo de avaliar os pavimentos: O Índice de Condição do Pavimento ou Pavement Condition Index.

O índice de Condição de Pavimentos foi proposto por Bertollo (1997) como uma tradução do Pavement Condition Index. O método contém 15 defeitos do pavimento considerados para avaliação no SHRP – Strategic Highway Research Project. O ICP varia de 0 à 100, sendo 100 considerado o pavimento em perfeitas condições de operação. A Equação 1 apresenta o método de avaliação do ICP proposto por Bertollo (1997). Sendo que Dij e Fij são fatores de extensão e ponderação do defeito, respectivamente. A Figura 1 ilustra também a planilha de campo utilizada para avaliação do pavimento.

Equação 1 – Valor do Índice de Condição do Pavimento
Figura 1 – Planilha para Avaliação dos Pavimentos. Fonte: PAEZ (2015)

Com a planilha de campo é possível determinar o ICP. O método proposto identifica ainda com base no valor de ICP uma atitude a ser tomada para o pavimento em estudo. A Figura 2 ilustra as intervenções.

Figura 2 – Intervenções para Pavimentos. Fonte: INSTITUTO DO ASFALTO (1981)

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe esse artigo para que outras pessoas entendam esse conceito da Pavimentação. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que elas serão respondidas!

Siga nas redes sociais abaixo para acompanhar nosso trabalho!

Fontes:

PRIETO, Valter; “Notas de Aulas da disciplina de Superestrutura Rodoviária”. Centro Universitário da FEI. São Bernardo do Campo, 2016.

BALBO, José Tadeu, “PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA: Materiais, projeto e restauração”. São Paulo, 2007.

PEIXOTO, Creso de Franco; “Generalidades de Pavimentação Rodoviária”. Rio Claro, 2003.

Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. “AVALIAÇÃO FUNCIONAL E ESTRUTURAL DE PAVIMENTO ”. 2006.

BERTOLLO, S.A.M. “CONSIDERAÇÕES SOBRE A GERÊNCIA DE PAVIMENTOS URBANOS EM NÍVEL DE REDE”. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. São Carlos, 1997.

PÁEZ, E.M.A. “ÍNDICE DE CONDIÇÃO DO PAVIMENTO (ICP) PARA APLICAÇÃO EM SISTEMAS DE GERÊNCIA DE PAVIMENTOS URBANOS”. São Carlos, 2015.

Sair da versão mobile