Ícone do site Além da Inércia

Conheça as regras de voo!

Anúncios

As aerovias, diferente do que ocorrem nas rodovias, não dispõem de balizamentos físicos. Com isso o piloto de uma aeronave precisa de contato visual com o solo, ou de auxílios de radio para que possa aferir a posição prevista para a aeronave. O Voo com auxílio de radio receptor ou por transmissor é chamado de “voo por instrumentos”, Instrument Flight Rules (IFR). Para voar com segurança são estabelecidas duas regras de voo:

  1. VFR – VISUAL FLIGHT RULES
  2. IFR – INSTRUMENT FLIGHT RULES

O Visual Flight Rules é permitido em boas condições meteorológicas e com densidade de tráfego não excessivo. Quando as condições meteorológicas não estão favoráveis, ou a densidade de tráfego está elevada, obriga-se o voo por instrumentos seguindo as regras de IFR. Quando o voo é por IFR, o piloto utiliza de sistemas de rádio do tipo “auxílio interno” e “auxílio externo”.

No inicio da aviação, a navegação noturna possuía alguns problemas e com a lei do comércio aéreo (1926) foi estabelecido a orientação com faróis luminosos. Depois de alguns anos começaram a utilizar o sistema com radio transmissor e receptores, iniciando então a fase utilizada até hoje.

Siga nas redes sociais abaixo para acompanhar nosso trabalho!

FONTES:

PEIXOTO, C.F. “NOTAS DE AULA DA DISCIPLINA DE AEROPORTOS”. Centro Universitário da FEI: São Bernardo do Campo, 2017.

PEIXOTO, C.F. “INTRODUÇÃO À ENGENHARIA AEROPORTUÁRIA”. Rio Claro, 2015.

 

 

Sair da versão mobile