Ícone do site Além da Inércia

Saiba quais são os parâmetros que Influenciam na Compactação de Solos

Anúncios
Fonte: Autor desconhecido

Como foi tratado anteriormente, compactação é a diminuição dos vazios de um solo de forma a torna-lo mais resistente. Entretanto, alguns parâmetros são fundamentais a serem analisados de forma a obter-se uma compactação adequada.

O aumento da energia de compactação gera o aumento do peso específico seco do solo, pois reduz o índice de vazios e consequentemente diminui também a umidade ótima, conforme verificado pelo Proctor Modificado.

Além do Teor de umidade e da energia de compactação, o tipo de solo é um parâmetro a ser analisado na compactação. Diferentes tipos de solo irão exigir modos diferentes de compactação. A Figura 1 ilustra a diferença do gráfico peso específico aparente seco por umidade, para solos arenosos, argilosos e siltosos. A Tabela 1 apresenta os valores típicos de umidade ótima.

Figura 1 – Compactação de diferentes solos
Tabela 1 – Valores típicos de umidade ótima

Equipamentos adequados para Compactação

Em solos argilosos são utilizados Rolo Tamping (Pata Curta) ou Rolo pé de carneiro (Pata Longa). Os solos siltosos utilizam Rolo Liso de pneus ou metálicos. Os solos granulares, por sua vez, utilizam Rolo Liso e de preferência vibratórios para aumentar a eficiência.

Caso o lugar tenha área restrita de movimentação, ou lugares em que um maquinário muito grande é de difícil manobra, são utilizados compactadores manuais, como o Sapo, Placa vibratória ou Soquete Manual.

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe esse artigo para que outras pessoas entendam como realizar a compactação e o que influencia na qualidade da compactação. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que elas serão respondidas!

Siga nas redes sociais abaixo para acompanhar nosso trabalho!

Fontes:

DAS, B.M; SOBHAM, K; “FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA GEOTÉCNICA“. 8º Edição. California: Cengage Learning, 2010

HUMES, C. “NOTAS DE AULA DA DISCIPLINA DE MECÂNICA DOS SOLOS“. São Bernardo do Campo, 2015.

Sair da versão mobile