O cálculo de coordenadas é um assunto essencial para a topografia. Ele será muito utilizado nos próximos tópicos que iremos tratar, principalmente na hora de realizar uma locação de obra, por exemplo, ou alinhamento de pilares.
O fechamento linear das poligonais que realizamos durante um estudo de topografia é feito através de coordenadas – Norte e Leste – dos vértices. Entretanto iremos chama-los pelos termos em inglês – North (N) e East (E) para representação dos símbolos.
ΔN = dcosA
ΔE = dsenA
onde,
d = distância entre pontos
A = Azimute
Para que a poligonal seja de fato fechada existe uma “condição de fechamento”, essa por sua vez exige que a somatória das projeções sobre cada eixo devem ser nulas. Como isso na prática acaba não acontecendo, devido a vários motivos, como por exemplo erro na medição ou algo que venha a atrapalhar, surgem oque chamaremos de “erros de fechamento”, tanto para Norte como para Leste.
fN = ∑ΔN
fE = ∑ΔE
O erro linear é então a junção dessas duas parcelas – fN e fE – dados pela equação a seguir:
f = √(fN² + fE²)
Após a definição do erro de fechamento, é necessário distribui-lo de forma proporcional entre os lados da poligonal. Diferente do que ocorre no ajuste de azimute, que o erro é distribuído de certa forma “aleatória”, aqui ela terá que ser proporcional. Para isso vamos definir que:
Norte → fN.ΔNi / ∑N
Leste → fE.ΔEi / ∑E
onde,
ΔEi = variação de Leste para a sessão i
ΔNi = variação de Norte para a sessão i
∑N = Somatória de Nortes
∑E = Somatória de Lestes
Observações:
Poligonal Fechada: O sinal de distribuição dos erros é contrário ao erro de fechamento encontrado.
Poligonal Aberta: O sinal da distribuição dos erros é igual ao erro do fechamento encontrado.
Percebemos que o Cálculo de azimutes é utilizado aqui também para a definição das coordenadas, pois os assuntos de topografia muitas vezes não são isolados. A ideia do artigo é que vocês tenham conseguido ter a noção do que é necessário para a realização tanto do fechamento da poligonal, como também para calcular suas coordenadas.
Esse artigo foi útil para você? Compartilhe esse artigo para que outras pessoas entendam esse conceito de Topografia. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que elas serão respondidas!
Bons estudos!!
Fontes
“Apostila PTR 2201 – INFORMAÇÕES ESPACIAIS I: NOTAS DE AULA”; Cintra, Jorge Pimentel (2012)
RIBEIRO, F. C. “NOTAS DE AULA DA DISCIPLINA DE TOPOGRAFIA“. Dezembro, 2015