O que você precisa saber sobre Escalas em Plantas Topográficas

chap_1_032

A escala é algo extremamente necessária de ser compreendida por profissionais de engenharia, arquitetura ou construção civil de um modo geral. O erro de escala pode ocasionar em perda de tempo ou até mesmo em outros problemas ao tentar imprimir algum trabalho ou algo relacionado. A escala é uma relação entre o valor do desenho que será colocado no papel e o lugar real.

Para ficar mais fácil a compreensão da escala, adotaremos um relação (M), que na verdade é o módulo de escala. Esse módulo faz relação entre o tamanho real e o tamanho que se quer representar. Vamos para um exemplo, pensemos o seguinte.. temos um terreno com maior dimensão de 200m e queremos representa-lo em 20cm. Dessa forma, basta dividir 200m por 20cm que teremos o módulo que escala – corrigindo obviamente a unidade – encontramos um valor para o módulo de 1000. Em forma de equação:

M ≤ D / d

Beleza, já sabemos como encontrar o módulo. A escala propriamente dita é representada como (1:M) onde 1 (m, cm, mm) do desenho é equivalente a M (m, cm, mm) do real. No nosso exemplo, 1cm do desenho equivale a 1000cm – ou 10m do real. Vale ressaltar que os valores de M devem ser redondos para facilitar a conversão entre o desenho e o real.

Erro de Grafismo

Esse é o erro que se comete ao demarcar pontos no desenho, tendo em conta a habilidade manual de um desenhista ou a qualidade do instrumento de desenho. Em geral é aceitável um erro de grafismo máximo de 0,2 ou 0,25 mm.

Precisão da Escala

A precisão é o valor que corresponde ao valor do erro de grafismo projetado no terremo. Expresso através da equação:

x = eg . M

onde,

Eg = erro de grafismo
M = modulo de escala

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe esse artigo para que outras pessoas entendam esse conceito de Topografia. Se tiver dúvidas, deixe nos comentários que elas serão respondidas!

Fontes:

“Apostila PTR 2201 – INFORMAÇÕES ESPACIAIS I: NOTAS DE AULA”; Cintra, Jorge Pimentel (2012)

RIBEIRO, F. C. “NOTAS DE AULA DA DISCIPLINA DE TOPOGRAFIA“. Dezembro, 2015

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Além da Inércia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading